quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sem você
















Sem Você

Tom Jobim / Vinícius de Moraes

Sem você
Sem amor
É tudo sofrimento
Pois você
É o amor
Que eu sempre procurei em vão
Você é o que resiste
Ao desespero
E à solidão
Nada existe
E o tempo é triste
Sem você
Meu amor
Meu amor
Nunca te ausentes de mim
Para que eu viva em paz
Para que eu não sofra mais
Tanta mágoa assim
No mundo sem você
Essa linda canção pode ser ouvida na voz do Chico Buarque no site: http://www.youtube.com/watch?v=2N4U9pUmbxY
O amor morreu...???
Perdeu-se em meio à tanta discórdia e egoismo.
O romantismo se tornou piegas, sem graça,
porque ele não permite o imediatismo dos encontros.
A superficialidade faz com que se ausente os sentimentos.
As pessoas têm pressa e são fugidias,
se satisfazendo com tão pouco...
Alguns poderão dizer que o amor é algo orgânico,
biológico ou natural,
que o que aproxima duas pessoas são somente determinações gênicas.
Mas as pessoas não podem esquecer que nós é que inventamos a cultura,
e a percepção do amor, do sentimento, da vontade de acalentar e docemente tratar
não é realmente natural,
é resultado de uma vontade socialmente construida com base em uma expectativa de criar um novo mundo.
Nesse caso, o amor é uma invenção humana,
mas não é por essa razão que ele deve ser descartado, empoeirado sobre uma prateleira.
Creio que ele deva ser cultivado e adorado por todos aqueles que acreditam e precisam da sensibilidade, da aproximação afetiva, da crença na necessidade de se buscar e encontrar no mundo alguém para quem podemos ser verdadeiramente nós mesmos.
Estabelecer uma relação de dependência emocional com alguém não agradaria a Schopenhauer,
não agradaria a muitos que não aceitam o que para mim parece ser a inevitabilidade de ser alguém que vive para amar o amor que ama...
Acho que enquanto existirem pessoas assim,
canções como essa terão vez e espaço para serem ouvidas e tocadas ao violão em uma tarde tranquila qualquer...
Amar sem medo...
Amar querendo amar...
Amar para ser amado...
Amar para espantar o choro do solidão...
Amar para simplesmente dizer: eu te amo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário